O que é o Vale do Pinhão


Vale do Pinhão é a denominação dada ao Ecossistema de Inovação de Curitiba. A Prefeitura de Curitiba, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A, irá apoiar o Vale do Pinhão através de ações sistemáticas, tornando o ecossistema como parte integrante do plano de cidade.

O ecossistema de inovação é composto por todos e quaisquer atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa & desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos, a sociedade, etc. Além da Prefeitura de Curitiba, outras instituições também fomentam o ecossistema, dentre elas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (FECOMERCIO-PR).

Também fazem parte do grupo inicial de estudos do ecossistema as universidades Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Positivo (UP) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Prefeitura de Curitiba lançou as ações para o 2017 baseados em três pilares principais: Inovação na Prefeitura, Internacionalização e Crescimento do Ecossistema, sendo ao todo 22 ações:


Inovação na Prefeitura


1. Experimenta Curitiba
2. Feira de Soluções para a Cidade
3. Cidadão e Funcionário Inovador
4. Banco de Oportunidades para Curitiba
5. Busca de Soluções para Curitiba

Internacionalização


1. Eleva Curitiba
2. Conexão Internacional
3. Treinamento e Capacitação para Inovação
4. Vale do Pinhão na WEB
5. Engenho da Inovação
6. Agenda do Vale do Pinhão
7. Coworkings Municipais
8. Eventos Culturais
9. Oficinas Artísticas

Crescimento


1. Curitibinhas Inovadores
2. Inovação na Comunidade
3. Inova Universitários
4. Inovação nas Empresas
5. Curitiba – Cidade das Startups
6. Lei de Inovação
7. Fundo Municipal de Inovação
8. Conselho Municipal de Inovação


As ações do Vale do Pinhão estão alinhados com as estratégias de reurbanização do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC, focando as ações no bairro do Rebouças. Abaixo o estudo preliminar do plano de ocupação do bairro do Rebouças pelo projeto do Vale do Pinhão.



Instituições:


Universidades: